Home Destaque Urgente: Anvisa autoriza vacina da Pfizer anti-covid-19 em crianças

Urgente: Anvisa autoriza vacina da Pfizer anti-covid-19 em crianças

Brasil se une a outros 14 países que já autorizaram a vacinação do público com idade entre 5 e 11 anos.

163
0

Nesta quinta-feira (16/12/21), a Angência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da Vacina do consórcio Pfizer-BioNTech, contra a Covid-19, em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

Em transmissão ao vivo pelo Youtube nesta quinta, a Anvisa anunciou a autorização após avaliação técnica da agência. A resolução da Anvisa foi publicada na edição de hoje (16) no Diário Oficial da União (DOU), segundo o gerente geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, em edição especial do DOU.

Mendes afirmou que as análises para a liberação foram feitas pela Anvisa e por especialistas de outras entidades. Segundo ele “com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser mais eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-coV-2 […]. Verificamos segurança e tolerabilidade, em primeira fase. […] Com base no resultado, chegamos à conclusão de que deveriam ser aplicadas 10 microgramas, quantidade inferior à aplicada em adultos”. Segundo Mendes, ainda, comparando as doses proporcionais entre crianças de 5 a 11 anos e adolescentes e jovens entre 16 e 25 anos, foi identificada a presença de anticorpos em ambos os grupos.

O Brasil não é o único país a adotar a vacinação em crianças, para Covid-19. EUA, China, União Européia, Argentina e Cuba são alguns dos outros 14 países que já autorizaram vacinação para essa faixa etária. Resta-nos saber quando começarão a ser aplicadas por aqui e se haverá doses suficientes para este grupo. Outras farmaceuticas também pediram autorização da Anvisa para vacinar crianças, como é o caso do Instituto Butatã que solicitou a aplicação da Coronavac nesse grupo.

Responda

Seu comentário
Seu nome