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Comparado a 2018, candidatos ao governo do Estado recebem mais Fundo Partidário e investem menos em propaganda

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Imagem: Bahia Notícias

Em levantamento feito por este Política Livre, através de informações colhidas da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível notar que os principais candidatos ao governo do Estado no pleito de 2022 receberam mais Fundo Partidário e gastaram menos com produção de programas de rádio, televisão e vídeo em comparação aos postulantes ao Palácio de Ondina em 2018, quando o governador Rui Costa (PT) se elegeu em primeiro turno.

Falando no atual governador, ele recebeu um total de R$ 7.476.031,00 milhões de recursos, sendo R$ 2.131.960,00 milhões do Fundo Partidário. Rui gastou na sua campanha à reeleição R$ 3.917.101,80 milhões de produção de programas de rádio, televisão e vídeo. O seu aliado que disputa o pleito deste ano, o ex-secretário de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), acumula, até então, R$ 5.744.329,18 de doações, sendo R$ 3.496.901,99 milhões do Fundo. Em propaganda, o petista já gastou um total de R$ 2.150.000,00 milhões.

Do outro lado, em 2018, o ex-prefeito de Feira de Santana e indicado por ACM Neto ao Palácio de Ondina naquele pleito, José Ronaldo (União), recebeu R$ 5.196.199,98 de recursos, sendo R$ 4.556.000,00 milhões. Em propaganda, Zé gastou R$ 3.657.750,00 milhões. ACM Neto, candidato líder das pesquisas para o Governo do Estado, conta com R$ 16.878.661,23 milhões de doações. Deste valor, R$16.057.761,23 milhões foram direcionados pelo Diretório Nacional do União Brasil. Recebendo diversas punições de perda de tempo de propaganda da Justiça Eleitoral, o ex-prefeito de Salvador parece não investir tanto em produção de materiais com este viés. Segundo a plataforma, até o momento, Neto gastou um montante de R$ 508.000,00 mil.

Este Política Livre também acessou os dados referentes às campanhas de marketing realizadas pelos baianos Sidônio Palmeira e João Santana, peças tradicionais das eleições presidenciais nos últimos anos. Sidônio, que chefia a campanha de comunicação do ex-presidente Lula (PT), através de sua empresa M4 Comunicação e Propaganda Ltda, já recebeu R$ 25,9 milhões. A empresa de João Santana, a Santana e Associados Marketing e Propaganda, que compõe a campanha de Ciro Gomes (PDT), já conta com R$ 8,3 milhões para a produção de marketing do presidenciável cearense.

Via Política Livre

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