O governo Federal zerou os impostos sobre os combustíveis. O Congresso Nacional aprovou projeto de Lei, que foi sancionado pelo Presidente da República, limitando o ICMS sobre combustíveis à 17% e isto foi ajustado pelo governador Rui Costa (PT). A Accelen, refinaria que distribui o combustível na Bahia, reduziu o preço em 5% além da queda proporcionada pelo ICMS estadual. Mas isso não foi suficiente para baixar o combustível de forma considerável na Bahia.
Nas últimas semanas o preço do combustível caiu em várias cidades baianas. Em Bom Jesus da Lapa é possível encontrar o combustível à R$ 5,39. EM Gunambi já está abaixo dos R$ 6,00. Mas em Santa Maria da Vitória e em São Félix do Coribe a realidade é completamente outra.
Consumidores protestaram nas redes sociais e até o programa #SamaviNews, da Rádio Cultura Oeste FM produziu duas matérias falando sobre esta questão.
No vídeo abaixo o noticiário trata sobre a reclamação, nas redes sociais, sobre o preço na região.
Já nesse vídeo abaixo consta de ouvintes que chegam a se questionar se haveria cartel entre os donos de postos de combustíveis na cidade:
Os questionamentos nas duas cidades, são: Não há fiscalização do Procon sobre os preços praticados nos postos de combustíveis? Há realmente Cartel nas duas cidades? Quando perceberemos o preço cair e seguir as tendências das demais cidades?
Esperamos encontrar respostas para esses e outros questionamentos em breve.