O programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, regulamentados pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), no dia 29 de maio, vão permitir que a população de baixa renda e estudantes tenha acesso à Carteira Nacional de Habilitação no estado gratuitamente.
As inscrições nos programas serão realizadas exclusivamente por meio do Portal de Serviços do Governo do Estado, no site institucional, de 16 e 30 de junho, e não precisa de autoescola.
As iniciativas oferecem acesso gratuito à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados. O “CNH na Escola” e o “CNH da Gente” atenderão:
- estudantes do ensino médio, da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual;
- população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para participar, os interessados devem atender a critérios como:
- ter mais de 18 anos;
- saber ler e escrever;
- morar na Bahia.
- Os estudantes menores de 17 anos podem iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro.
- Em contato com a Folha do Vale, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), Rodrigo Pimentel, afirmou que serão 12 mil vagas disponíveis. Confira abaixo o detalhamento:
- Duas mil para estudantes do ensino médio da rede pública estadual;
- Cinco mil destinadas a estudantes da SEC (18+), inscritos no programa Bolsa Presença;
- Mil vagas para o programa Bahia pela Paz, destinado a jovens, e 50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus;
- Além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.
- O programa “CNH da Gente” é uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor, para as categorias “A” ou “B”, gratuitamente a candidatos de baixa renda em todo o estado.Já o “CNH na Escola” visa dar acesso à formação técnico-téorica aos estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual.
- De acordo com Rodrigo, qualquer dúvida, a pessoa interessada deve procurar as secretarias de assistência social e educação de sua cidade.
- Questionado se existe alguma relação com autoescola, Pimentel respondeu que não.Ele disse que primeiro ocorre a seleção e só depois acontece o encaminhamento das autoescolas que serão credenciadas.
- “Se alguém cobrar qualquer valor pela inscrição, não pague, denuncie.Você não paga nada”, lembra Rodrigo.
- Em Carinhanha, Julieba orienta que a pessoa interessada pode estar procurando a Secretaria de Proteção Social para fazer o Cadunico ou atualizar, de segunda a sexta, das 08h às 14h. Na Rua Sete de Setembro, 25- Centro.
Via Folha do Vale