A princípio me sinto realizado pela concretização desse projeto, que após um longo tempo de árduas batalhas para cumprir todas as exigências e prazos determinados pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, agora será entregue pelo Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o Ministro da Casa Civil da Presidência da República, O ex-governador da Bahia, Rui Costa, e o superintendente da Caixa, Sr. Nelson, as chaves das moradias populares às famílias contempladas, concretizando, assim, o sonho tão almejado por todos. A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023.
Considero o momento atual um marco histórico de relevante importância, dada as condições de vulnerabilidade social dos segmentos menos favorecidos da população santa-mariense, agora contemplados pelo programa habitacional federal.
Vale salientar que este projeto teve início no meu gabinete de vice-prefeito no ano de 2013, quando, naquela oportunidade, recebi para uma reunião dois amigos: André Bolacha e Fraklin Oliveira, que me relatou que estavam a mando de Yure Leão, residente em Brasília, propondo sse eu tinha interesse de viabilizar o projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida para ser concretizado aqui em Santa Maria da Vitória. Prontamente me coloquei à disposição para viabilizar o projeto, indicando a psicóloga Ruth Ataíde e a assistente social Edmara à disposição da Caixa Econômica Federal com a atribuição para elaborar o projeto social, posteriormente aprovado por esta instituição com financiamento do FDS – Fundo de Desenvolvimento Social.
A partir de então, tivemos várias reuniões, uma delas com a presença de Plínio Leite, Franklin Oliveira, André Bolacha, Yure Leão e Maria da Conceição, presidente da ASMOG, entidade gestora do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”.
Os desafios seguintes foram vários procedimento, iniciando com o cadastramento das famílias, respeitando os perfis sociais exigidos pela CAIXA, que além disso, também solicitou a realização de uma série de intervenções para capacitar os futuros beneficiários através de cursos práticos e profissionalizantes, necessários ao processo de socialização e união de esforços, imprescindível naquele momento.
A criação da Associação de moradores do condomínio foi outra exigência, imediatamente incrementada no processo final do projeto, muito antes da entrega das chaves.
Vale salientar que a equipe de trabalho teve apoio institucional da secretaria de Assistência Social que, à época, era a professora Almerinda Ataíde Leite, que disponibilizou toda a estrutura funcional da secretaria para atender todas as demandas do projeto em curso, principalmente o arquivo CADùnico. Merece o meu reconhecimento a Lucas Braga, hoje vereador, presente em todos os eventos realizados, fazendo a locução e divulgação das reuniões de trabalho. Vale ressaltar o reconhecimento à psicóloga Ruth Ataíde e dos 250 beneficiários, do apoio de Franklin Oliveira, incansável desde o primeiro dia até o final do projeto. Sem este comprometimento e empenho e dedicação, este empreendimento não estaria sendo inaugurado.
Sendo assim, agradeço à sociedade santa-mariense que acompanhou o processo e, com certeza, reconhecerá esta conquista social, capitaneada pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff, o ex-ministro das cidades Gilberto Kassab e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Texto do Profº Jairo.
Reunião com os beneficiários do Programa:
Visita à Obra
Assinatura dos documentos