O governo da Bahia, através do governador em exercício, Geraldo Júnior, solicitou a prorrogação da agenda internacional de Jerônimo Rodrigues, que está na China desde o dia 31, até o dia 16. Como a estadia fora do Brasil será superior a 15 dias, o governador precisa da autorização da Assembleia Legislativa (Alba) para seguir no exterior.
China dá sinal verde, e viagem de Lula ao país deve ser entre os dias 11 e 15 de abril
Governador inicia negociação para atrair empresa de ônibus elétrico
Na chegada à China, ainda no final de março, Jerônimo já havia anunciado que ele deveria estender a viagem em alguns dias para integrar a comitiva presidencial, caso se confirmasse a agenda do presidente Luís Inácio Lula da Silva, prevista para 11 e 15 de de abril, na China.
A justificativa foi usada no pedido feito ao presidente da Alba. A agenda de Jerônimo no continente asiático estava prevista para durar até o dia 12.
“Diante da fluidez das negociações, bem como ante a efetiva participação do Governo Federal, com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, que estabelecerá agenda específica voltada ao desenvolvimento regional, verificou-se a necessidade de prorrogação da viagem até o dia 16 de abril de 2023“, diz parte do texto assinado por Geraldo Júnior e publicado no Diário Oficial da Alba nesta sexta-feira (7).
Acordo para ampliar parceria tecnológica
Nesta sexta-feira (7), o governador assinou um memorando de entendimento com a empresa de tecnologia chinesa, Hauwei, em cerimônia realizada na sede da empresa, em Shenzhen, na China.
De acordo com o governo do estado, a intenção do acordo é ampliar e expandir para outras áreas a parceria desenvolvida há sete anos na segurança, educação, conectividade e governança digital.
“Esse memorando é um acordo de cooperação técnica e de entendimento para que a gente possa continuar fazendo com que a Bahia seja ponta em tecnologia. Com o acordo, eles poderão utilizar o espaço do nosso Parque Tecnológico para desenvolver projetos e formar mão de obra. Além disso, implantar centrais de dados no estado, em diversas áreas”, explicou Jerônimo.
A parceria entre a Bahia e a Huawei começou em 2009 com a construção da Infovia da Bahia. Em 2019, teve início a parceria na área da Segurança Pública e a implantação do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, e que foi ampliado em 2021 e conta com câmeras e sistema de reconhecimento facial.
Na área da Educação, a Huawei colaborou na construção do Campus Inteligente e do ecossistema de talentos que tem parceria também com outras instituições no estado. O novo acordo visa levar essa experiência para outros serviços públicos.
O governador também visitou uma escola chinesa, parceira da Huawei, onde conheceu a funcionalidade da conexão e tecnologia aplicada na sala durante uma aula.
A missão internacional do Governo da Bahia na China segue no sábado (8), na cidade de Hangzhou, quando serão discutidos outros acordos na área de tecnologia para educação e saúde.
Além do governador, a comitiva baiana é composta pelos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.
Via G1/Bahia