Moradores de Correntina, no Território da Bacia do Rio Corrente, oeste da Bahia, promoveram na última segunda-feira(14/2) um ato contra a grilagem de terras de terras que vem vindo no município e atingir várias comunidades.
De acordo com o Jornal de Correntina, desde o último dia 2, um grupo de grileiros está tentando invadir e desmatar áreas para plantio de soja e criação de gado, colocando em risco várias nascentes. “São 15 mil hectares do gerais aonde ficam as cabeceiras e as nascentes dos córregos e riachos de: Bonito, Caixeiro, Corredor, Cabeceira Grande, Capão Grosso, Cascavel e Porcos“.
Para a reportagem no Jornal de Correntina, moradores afirmam que a grilagem tem início na Cabeceira do Bonito, próximo a BR-349 e vai até o antigo Lixão, na estrada que liga a cidade à Aparecida do Oeste.
Infelizmente, segundo o jornal, a grilagem conta com a ajuda da corrupção e deixa um rastro de degradação ambiental, seguido de prejuízos e muita violência, já que o feito é mediante ameaças, invasões e etc. É lamentável que, ao invés de planejar a preservação do meio ambiente, vejamos a sociedade destruindo-a apenas pensando no próprio bolso.
Abaixo, veja vídeos disponíveis no perfil do Notícias da Lapa no Instagram