O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (sem partido) para o Festival Vermelho, evento de comemoração dos 100 anos da legenda. A ideia é que seja o primeiro evento público dos dois em pré-campanha juntos.
Lula já confirmou sua presença no evento, enquanto Alckmin ainda não respondeu ao convite. Os dois não são vistos juntos desde dezembro de 2021, no jantar do Grupo Prerrogativas em São Paulo (relembre aqui), no início das conversas para que o ex-governador de São Paulo se tornasse vice na chapa do petista.
De lá para cá, Alckmin deixou o PSDB e fez reuniões com o PSB e PV, em busca de uma legenda que possa abrigá-lo como candidato a vice-presidente na chapa liderada por Lula. Até o momento, entretanto, ele segue sem partido.
O Festival Vermelho deve ocorrer entre os dias 25 e 26 de março, em Niterói-RJ, e está sendo coordenado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), inspirado em festas promovidas por movimentos sociais de esquerda em outros países, como a “Fiesta de los Abrazos” no Chile. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, de onde extraímos estas informações.