O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) fez um alerta para um possível aumento de custos para o consumidor, que era cliente Oi, com a venda da operadora.
Segundo o Idec, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a compra da empresa, na quarta-feira (9), não deu garantias legais de que os clientes poderiam manter os preços que pagavam na Oi ao serem transferidos para outra operadora.
Em todo o território baiano com o prefixo 77, a Claro herdou os clientes Oi. A divisão foi feita de acordo com o DDD dos clientes.
O Idec analisou preços de 16 planos da Oi, Tim, Vivo e Claro, entre outubro e novembro de 2021, nas regiões de São Paulo e Recife, onde a operadora possui maior operação. Foi visto que a Oi oferecia a mesma quantidade de serviços por um custo menor.
Nos planos pré-pagos oferecidos em São Paulo, por exemplo, o custo por 1 GB ofertado no período vairou de R$ 1 na Oi para até R$ 4,99 na Vivo e Clara. Na Tim, o GB era vendido por R$ 1,89.
O jornal Folha de S. Paulo conversou com o diretor executivo do Procon-SP, que diz que o consumidor deve ter respeitado o seu direito de manter as condições de pagamentos previstas no contrato atual.