A equipe de bombeiros do Distrito Federal enviada na última segunda-feira (27) para ajudar vítimas das enchentes na Bahia está passando por dificuldades.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), desde a tarde de ontem o comboio está em deslocamento, viajando em velocidade reduzida devido as características das viaturas (caminhões) e a carga preparada para as operações de resgate, chuvas e condições das estradas.
Os militares tiveram que mudar a rota, que inicialmente era por Correntina- BA e Bom Jesus da lapa -BA, desviando por Luís Eduardo Magalhães-BA por um rompimento de barreira entre as duas cidades , causando interdição da via. O desvio de rota gerou um atraso de aproximadamente 4 horas.
O destino inicial, que era Ilhéus-BA, também teve que ser mudado para Vitória da Conquista-BA, onde está instalado um Posto de Comando e de lá as equipes serão direcionadas para os locais necessários.
A equipe enviada é composta por 20 militares especializados em salvamento e resgate, com experiências em Brumadinho (MG) e Haiti. Além deles, foram enviados também dois caminhões 4×4, quatro caminhonetes também 4×4 e mais quatro embarcações
Chuvas
Nesta segunda, subiu para 470 mil pessoas afetadas pelas tempestades nas regiões sudeste, sul e extremo sul da Bahia. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), em todo o estado, já são 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados.
No total, já são 116 municípios afetados pelas enchentes, sendo que em 100 já foram decretados situação de emergência, dos quais alguns ainda aguardam reconhecimento por parte do Governo do Estado e do Governo Federal.
Fonte: Jornal de Brasília