Depois de um período de estiagem e grande onda de calor, provocada inclusive pelas grandes queimadas que houveram na região recentemente, as chuvas chegaram de forma intensa. E deve continuar assim até o final de semana nas regiões do Extremo sul, sul, sudoeste, noroeste, extremo oeste e oeste da Bahia, além dos estados que fazem fronteira com essas regiões.
Até às 10h desta quarta-feira (08/12/21) um alerta meteriológico foi emitido pelo Centro Virtual para avisos de eventos Metereológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) apontando o perigo de novos temporais nestas áreas.
O alerta apontou para temporais entre 30 e 60 mm/h e ventos de até 100 km/h o que cria o cenário de caos com possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso existe a possibilidade de que, nesta região, chova até 200mm até o final de semana.
A intensidade das chuvas fez com que o governo da Bahia reconhecesse o Estado de Emergência no extremo sul baiano levando o governador Rui Costa (PT) decidisse visitar as áreas afetadas pelas chuvas.
Além dessa região, outras foram afetadas pelas chuvas como a região de Guanambi (Sudoeste/BA), cujo a prefeitura decretou situação de emergência no município na ultima segunda-feira e que segue com chuvas. Na região Oeste, na área do Médio São Francisco, na zona rural de Serra do Ramalho, as chuvas já estão dificultando o acesso a algumas localidades como a “Lagoa do Barnabé” e a Agrovila 13. No município de Santana, aqui na Bacia do Rio Corrente, as chuvas também tem causado transtornos.
Por essa razão é preciso redobrar a atenção e estar em alerta durante o restante dessa semana. Se você tiver fotos e vídeos que demonstrem os efeitos das intensas chuvas, envie pra nós: contato@brcnoticias.com.br.